08 abril 2015

A saga do ruivo por henna - Parte 1: Clareando o cabelo

Henna, aquela plantinha abençoada e naturalíssima que tinge permanentemente (não desbota nunca) um tom cobre maravilhoso, para aquelas ruivas de alma que não nasceram ruivas por genética, como eu. Bora ver como foi feito?

-------------------------------------------

Oi gente! Quem me acompanha nas redes sociais já deve estar sabendo, mas quem não, vai ficar super estranhado ao ver essa foto minha onde eu estou tão desbotada que to praticamente loira:


O que acontece sua louca? Chega uma hora na nossa vida de ruiva onde precisamos nos perguntar; esse cabelo combina comigo? Eu vou querer permanecer ruiva por muito mais tempo?

Se a resposta for não, ainda quero ter cabelo platinado, azul, rosa, arco-íris, então apenas continue com sua vida. Agora se, como foi pra mim, sua resposta for sim, só não nasci ruiva por um bug genético e é meu dever na vida consertá-lo. então parabéns! É hora de você ponderar passar para o próximo estágio da ruivice; enruivar usando henna!

Agora faz favô e clica em "continuar lendo" aqui embaixo porque miga ME SEGURA QUE VAI TER TEXTÃO (e muita foto e muita ilustração porque sim!)

Mas o que é henna? Não é aquele troço que alisa o cabelo e deixa ele PRETO?
Vocês estão pensando em hennê quando se referem a isso! Henna é um pózinho verde muito lindo com cheiro de mato que solta pigmento vermelho/cobre quando misturado com agentes ácidos (vinagre de maçã, suco de limão, etc)

Porém, contudo, todavia, henna não clareia tinta! Portanto, é preciso dar uma ajeitada na base onde se vai jogar a mesma pra conseguir o ruivo dos sonhos, no meu caso, clareando o cabelo pra pegar um ruivo bem vivo. O que eu quero é bem parecido com o meu ruivo costumeiro. Mas se o resultado é parecido, por quê trocar tinta por henna?

Motivos pra usar Henna ao invés de tinta convencional:
  • Não agride os fios (é um produto 100% natural que só traz benefícios)
  • Não desbota (principal motivo pra mudança <3 no more ruivo amarelado depois de uma semana!)
  • Menor risco de alergia (nunca vi alguém relatar alergia a henna, mas vai que?)
  • Cor linda e querida (indiscutível <3)
Então vamos lá, a primeira etapa é preparar o cabelo, então vou contar como clareei o meu e fui dessa cor da esquerda pra cor da direita;

Diferenção hein?

O objetivo aqui era primeiro tirar o máximo possível do pigmento da tinta pra então clarear uns dois tons. Eu conheço dois produtos de remoção de cor apenas, o famoso DekapColor e o Limpeza Cosmética Alfaparf. Decidi comprar os dois pra testar!


Primeiro fui testar o DekapColor. As instruções indicavam que eu podia fazer duas aplicações do negócio no cabelo, que aliás pra constar, tem um cheiro muito louco de fossa/esgoto. Sério, tava difícil pras pessoas ficarem perto de mim durante aquela horinha que fiquei com essa coisa no cabelo. Tá repreendido!
Pelo cheiro forte é de se imaginar que ele tem uma química pesada e que, por mais que possivelmente fosse ferrar belissimamente com os fios, faria seu trabalho bem e removeria bastante pigmento.
Ledo engano.

Cabelo antes de qualquer processo VS Cabelo depois de duas aplicações de DekapColor seguidas

Ok sejamos justos, houve uma diferençazinha sim! Mas nada perto do que eu esperava. Pelo menos diminuiu o vermelho um pouco que é super manchado na minha ˜franja~ mas o resto do cabelo ficou bem... Igual ao anterior. Mas um ponto positivo do produto é que mesmo aplicando duas vezes seguidas ele não agrediu nadica de nada meu cabelo. Ficou até hidratadozinho! Talvez todo o pigmento estivesse pesando e "sujando" o fio então o dekap de fato deu uma boa limpada. Mas, não atingiu o objetivo. Pena!

Daí num ápice de loucura e pouco amor ao cabelo + pressa de conseguir o resultado que eu queria (a pressa de fato é inimiga da perfeição migos), decidi que não tava afim de esperar pra tentar a Limpeza Cosmética da Alfaparf. Então já corri pra aplicar a mesma logo após o cabelo seco pós-dekap.

E manas... Que macumba eu achei que era essa limpeza da Alfaparf!

Cabelo com duas aplicações de Dekap VS Cabelo depois disso com uma aplicação de Limpeza Cosmética Alfaparf

Deu uma bela dourada, viu? E aí sim, deu uma desbotada bacana no vermelho profundo que ainda restava depois do Dekap. Gostei bem mais do efeito da limpeza cosmética porque ela foi mais visível, mas em compensação a bandida maltratou o meu cabelo. E só depois lendo as instruções com mais cuidado fui entender o motivo!

O Dekap color de fato é uma química vinda diretamente das profundezas do esgoto do inferno que tem como função remover o pigmento de tinta do fio (ou seja, não funcionaria num cabelo virgem por exemplo), enquanto que  a safada da Limpeza da Alfaparf não é nada mais que um soap cap metido a besta.

É! Se tia suh fosse esperta teria atentado pro que vem dentro da caixa da Limpeza da Alfaparf. Um shampoo anti-resíduos suave, um pózinho descolorante suave e uma água oxigenada volume 10. Todos os ingredientes de um soap cap só que mais de leve. Espertos viu?

O que é soap cap suele como assim
Soap cap é um processo caseiro pra clarear o cabelo sem agredir muito o mesmo. Se trata apenas de misturar partes iguais do seu shampoo anti-resíduos favorito, um pó descolorante de confiança e uma água oxigenada de volume 20 ou 30. Mesmíssima coisa do produto da Alfaparf. Então acabou que eu fiz um soap cap sem saber. Boa Suele!

Mas ei, apesar da leve agredida, eu gostei bastante do resultado dele. Só que né sabendo que era um soap cap eu podia ter feito com o que eu já tinha em casa, mas tudo bem!

Eu razando com um ruivo mais claro que o de costume depois dos dekap colors e da alfaparf. Foto com filtro do vscocam.

Pensam que acabou aí? NÃO!

Era preciso ainda enloirar de fato pra conseguir uma base clarinha como eu pretendia. Por isso, eu e a Garota Jedi fomos na Comepi e compramos esse arsenal pra enloirar juntas:

Uma ox 40 da yamá, e tintas 12.11 da alfaparf + ampolas azuis pra consertar o possível estrago do fio após.

Eis que aplicamos as tintas uma na outra e deixamos por uma hora, crentes que iam ter um resultado UAU mas... MAS...

Sim sim muitas olheiras mas foquem no cabelo ok?

Viram a diferença? Nem eu.
Comparativo com a foto anterior pra ter certeza;

Dekap color 2x + Limpeza cosmética VS Tinta loira 12.1 com ox 40


A diferença fora de fotos é bem menor (a luz não era a mesma, tava bem igual na vdd), mas deu uma desbotada pra um tom meio ruivo brincando de ser loiro morango mas sabendo no fundo da alma que isso não é quem ele realmente é por dentro. Mas subir tom que é bom nada!

Minha frustração foi tanta que nem me liguei do fio detonadíssimo (que já dá pra ver pelo sumiço dos cachos na foto da direita) e pedi pra miga jedi tacar um soap cap a moda antiga. Daqueles porrada mesmo!

MIGAS NUNCA TOMEM DECISÕES ESTANDO NERVOSOS E CHATEADOS OK nem nunca vá as compras triste, ou ao super mercado com fome, ou ao cabeleireiro com raiva. Pois o resultado dessa chateação foi dois soap caps seguidos com sequer tempo pra secar o cabelo entre um e outro (molhado mesmo nós achamos que o soap não havia sido efetivo) que resultaram nessa foto que vocês já conhecem e amam (ou não):


Tinta 12.1 Alfaparf com ox 40 vs Duas aplicações de Soap cap com a receita abaixo

Eu fiz o soap cap usando esses produtinhos:
Shampoo anti-resíduos da bioextratus, pó descolorante supermeches da alfaparf e ox 40 da yamá, em proporções iguais (menos o pózinho que usei apenas metade do pacotinho)

E foi assim que eu consegui chegar ao tom que queria pra servir de base pra henna! Mas a que custo viu; meu cabelo teve uma experiência de quase morte!
Mas daí pensei, ué mas a henna vai recuperar. Henna faz bem pro cabelo mas não é chá dos milagres não viu gente! E eu descobri isso de uma forma frustrante, mas que poderia ter sido pior.
Fui pra casa com o cabelo lascado e *argh* alisado a beira da morte e fui dormir. Tinha marcado com a Mon de hennarmos no dia seguinte, já que nesse dia deixamos a henna descansando (isso vai ser explicado no próximo post).
No dia seguinte, com a henna prontinha, passamos no cabelo da Mon e quando fomos pro meu, veio aquela vozinha do subconsciente;

Gente. Aplicar henna é puta cansativo porque se trata de uma gosma verde com textura de barro que vai ficar na sua cabeça cheirando a mato durante 5 horas. O tempo varia, mas raramente é menos que isso. Então sim, seguido a voz do meu subconsciente, decidi fazer um teste de mecha que durou 5 horinhas. E migas... Que frustração!

NÃO É COCÔ DE NENÉM, É A HENNA. Nota pro meu cabelo visivelmente lascado

Peguei essa mecha e deixei 5 horinhas inteirinhas cheirando a mato pra no final lavar e ver uma cor linda maravilhosa e ruivinha indo embora pelo ralo. Sim, a henna produziu o pigmento ruivo dos meus sonhos, mas que eu sequer consegui fotografar pra vocês verem porque ele só existiu por breves segundos enquanto eu tirava a lama do cabelo.

Mas o que aconteceu?
Acontece, mis amigos, que a henna é pigmento bom sim. Mas que como todo bom pigmento é preciso ter um lugar pra ele se segurar. Ou seja, meu cabelo após os processos de descoloração ficaram tão maltratados que os fios ficaram literalmente abertos. Sem condição alguma da henna se segurar no fio. Deu pra entender?
Simulação meramente ilustrativa. Na boa, não seria relato da suelen se não tivesse várias falhas no caminho né? Continua comigo migas

Então pra poder usar a henna, eu tinha que primeiro tratar os fios e deixá-los saudáveis como eram antes de toda essa palhaçada. Que sirva de lição suele. Então agora imaginem... O quão assassina eu estaria se tivesse deixado aquela lama na minha cabeça inteira manchando até minha alma (henna mancha tanto ou mais do que anilina, gente) durante 5 horas cheirando a selva amazônica pra no final não sobrar nada nos fios quando fosse lavar. CHEGA DÁ VONTADE DE RIR HAIUAHIUAHAIOUHSAA;KJNV;LDFKGHM,D aff. Então graças a Deus e as migas pelo teste de mecha que foi irritante, sim, mas nada perto da tragédia que teria sido desperdiçar uma vasilha cheia de henna e 5 horas da minha vida.

Então a próxima missão seria recuperar os fios pra tentar de novo no próximo fim de semana, o que foi uma pequena novela, mas tive uma boa ajuda da Monica e das minas no grupo sobre Henna que participamos. No meu caso, como meu cabelo é cacheado, eu já sabia que ver os cachos voltarem (porque eles foram pra BEM BEM LONGE como se percebe nas fotos) já seria o sinal de que algo que eu fiz pra consertar o fio funcionou. Acompanha aí o intensivão!



O resultado em fotos se você custa a acreditar, to falando SUPER SÉRIO:

Cabelo no leito de morte - Cabelo voltando á vida ironicamente na páscoa <3 momentos~

Nem preciso falar muitas coisa né? Vejam as pontas das duas fotos. E claro, os cachos que antes eu achei que não voltariam nunca de tão poroso e elástico que o cabelo tava. Deus é mais! Ficou super macio, mesmo com os fios ainda meio fininhos pela judiação.

A parte dois desse post ainda não foi planejada pois ela ainda não aconteceu. Vamos tentar reaplicar a henna no próximo fim de semana, e vou continuar tratando o cabelo durante essa semana com muito amor. Vamos aguardar os próximos episódios.

Espero que o post tenha ajudado e desculpem qualquer coisa. rs
BEIJAS!

PS: Quando eu chamo vocês de "migas" no post saibam que isso não é exclusivamente feminino, é universal, as mina são miga os mino são miga TODO MUNDO É MIGA

41 comentários:

  1. Mermã, eu tô PRETÉRITA!!!!! Nos grupos de ruivice da vida eu já tinha lido sobre essas misturinhas milagrosas, mas não acreditei que seriam tão cabulosas assim!!!!
    Dizem que esse yamasterol é divino e eu nunca tinha testado, mas depois da sua declaração já estou indo ali comprá-lo e misturar com uns trecos também.
    Tô super torcendo pra seu cabelo ficar lindo maravilhoso forte e ruivo de henna logo! Bisous <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cabulosa é pooooouco! muitas vezes essas misturinhas me salvaram <3 a gente se sente a_alquimista inventando as coisa tudo HAUHAUHAUA
      torce mana <3 torce forte

      Excluir
  2. Genteeem, você é doida! kkk. Daqui uns dias sou eu bancando a cabeleireira hahaah. Parei de retocar minha raiz, ta tipo um ombré red, pois não descolori mais, justamente pq o cabelo tava ficando bem judiadinho, coitado! Mas agora cresceu muito, tô até pensando em fazer soap cap, será que rola? Beijos e aguardo pra ver o resultado ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. testa soap cap numa mecha só! TESTE DE MECHA É AMOR e nossas madeixas agradecem <333

      Excluir
  3. Genteeee que relato de sobrevivência do ruivo hahahah, quase uma saga! Isso serve de lição pra mim, agora sim vou pensar 2537362x antes de tentar mudar e tacar dekap e achar que vai resolver com um plin plin.
    :'( vou esperar mais um tiquin, Amei teu post suele quero autorização pra pegar essa ilustração pro meu post de cuidados com o ruivo. ❤❤ beso :* ! )
    (Aaah também uso miga pra tudooo! Até cm meus gatos) hihi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma saga mesmo HAUHAUAH é gata, tem que pensar 10x antes de fazer qualquer peripécia no cabelo :~ troço frágil (se bem que o meu até que aguentou bastante porrada)
      ta autorizada <3 <3 <3 <3 pode pegar!

      Excluir
  4. Menina, que saga! Eu ia ter um treco se eu detonasse meu cabelo assim. Acho que eu cortaria tudo hahahaha. To na saga ruiva também, mas é só com tinta mesmo, ainda não tenho a certeza do ruivo eterno. To doida pra ver o seu resultado!

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hUAHAU quem disse que eu não chorei ;o; fiquei uó de medo de os cachos não voltarem, ufff
      espero que você goste do lado ruivo da força, bjs <3

      Excluir
  5. Caraca, fiquei aflita!
    Então, eu usei esse dekap essa semana e marido chegou em casa falando "quero vomitaaaaaAAARRGH!!!". Realmente o troço parece esgoto. E em mim nem tirou a tinta toda :(
    O chato de descolorir é isso: desmancha todos os cachinhos, sniiiif. Tem uma partes do meu que até agora não voltaram a cachear pra valer, mesmo eu hidratando e fazendo o caramba a 4.

    Gostei da mistureba pra voltar, vou tentar esse glicopan pq ele nunca testei.
    Ansiosa pra parte 2!

    Bjos,
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHAUHA nem ficar cheirando vick tava me ajudando mana! Muito cheiro de coisa podre, uó
      pois é foi esse porém dos cachos que me tirou o sonho de platinar o cabelo :T no more kalheesi vibes

      Excluir
  6. Perdão Suh, mas ri demais da sua tragédia. kkkkk Na verdade, eu ri de como você levou tudo isso. Acho que se fosse comigo, eu ia chorar na posição fetal horas! kkkkk
    Toda vez que conta sobre sua ruivice me bate uma vontadizinha...que vontade! Acho que estou começando à me animar de novo, vamos ver... kkkk
    Ansiosa pela parte 2. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awn pode rir gata, não tem problema de verdade hUAHAUAUHAUA
      enruiva logoooooooooooo

      Excluir
  7. Mandou muuuito bem Su! Tô tentando dar uma revigorada nas madeixas aqui, favoritei. =)
    Julia - Blog Frescurinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que linda você aqui no meu bloguinho <3 <3 <3 <3 fiz check-in no chão agora!

      Excluir
  8. Miga que trabalheira!!! rsrsrs Minha sogra só usa Henna e tem um ruivo muito lindo!! sobre o que voce falou de que quase ninguém tem alergia a henna, quem fez aquelas famosas tatuagens de henna na praia sabe? corre o risco de ter se ter alguma reação alérgica sabia? por isso tem que fazer o teste! Nunca fiz nada nos cabelos, morro de medo! Mas morro de vontade ser ruiva assim como você, mas dá trabalho né?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô HAHAHA ai que linda sua sogra <3 mas gata a henna pra ruivar não é a mesma coisa da henna de tattoo de praia @_@ lkdfjalkdj
      e dá trabalho sim, mas é tipo estilo de vida <3 ajudou horrores minha auto-estima, não consigo me ver morena mais!

      Excluir
  9. Eu tenho tanto medo de química no meu cabelo... mas as vezes dá tanta vontade de super mudar uauiahiahiuahaiuha
    Eu acho seu cabelo lindo e amei ele mais clarinho e todo lindo na última foto.
    Fica um pouquinho mais assim hehehe
    Mas estou super animada para ver o resultado final =D

    Blog do Sofá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mudaaaaaaaaa <3
      já to uma semana assim miga, cansei ;-; quero minha identidade de volta! HGAUHAUAH
      aguardemos <3

      Excluir
  10. So vim rir HAHAHAH nem fico lindo ruiva!

    ResponderExcluir
  11. Mas, muié, como você é louca! Onde já se viu fazer tanta química no cabelo assim? Ainda bem que deu para recuperar! UFA.
    Fiquei deprimida de ver o seu cabelo judiado daquele jeito D: Mas agora estou feliz porque você recuperou. Eita, post cheio de emoções.

    Um beijo, Su Linda
    Visite: Coisas do Tempo e seja feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAUIHAUIHA louca é pouco!
      esse post foi uma montanha russa de emoções pra mim também manazinha

      Excluir
  12. Aloka de Manaus is back!

    Menina, que aperto no coração lendo esse post haha. Mas ainda bem que o cabelo sobreviveu e ainda vai ficar mais lindão pra arrasar em Londresssh. E eu te vi semana passada na Marisa do Manauara, mas fiquei morrendo de vergonha e não fui falar contigo RERERE. Gente, falta uma semana pra viagem, né? Desde já tô torcendo para que seja tudo lindo maravilhoso, tu merece. Dá até uma pontinha de orgulho por ver como o blog vem crescendo (I KNEW ROSTO DE NEVE BEFORE IT WAS COOL BITCHES) e o teu talento tem sido cada vez mais reconhecido. Quem lê até pensa que super te conheço pessoalmente, mas o que dizer dessa Suelen que mal conheço e já considero pakas? ❤ Brace yourselves, a temporada de fotos e vídeos de Londres is cominnnng

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AFF MAS FALA COMIGOOOOOO
      ME PUXA PRA GENTE IR TOMAR UNS CHOPPS ;(

      Excluir
  13. Uma história e tanto, sempre quis ter o cabelo ruivo e passar por todo esse procedimento (ruivo é a cor mais cara), porém me falta tanta coragem que... melhor ficar com o meu pretão mesmo.

    lumagoncalves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara mesmo ahiahau mas a henna anula o uso constante de tonalizantes <3 é amor!

      Excluir
  14. Nossa que saga hein?! srsrsrs
    Mas continua na luta que tá ficando bom...
    Adorei seu blog e venho te visitar mais vezes.
    Sobre as ilustrações: Lindas demais, você tem muito talento. Parebéns

    Beijos
    Me visite *--*
    http://www.perseguindomeussonhos.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Minha filha nasceu ruiva, hoje está com 13 anos o cabelo dela parece com o seu ou seja acredito que tenha acertado na tonalidade, qualquer dia te mostro fotos dela...Hoje achei seu blog por acaso e amei de cara tudo o que vi por aqui, impossível não seguir!!!! Abraços e parabéns pleo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que gracinhaaaaaaaa quero veeeeeeer <3 <3 <3 volta sempre gata!

      Excluir
  16. Suelem me ajudaa eu quero ficar cm o tom d cabelo ingual o seu

    ResponderExcluir
  17. Ufaaa. É difícil, mas vale super à pena passar por todos esses processos née Su. Só que usa henna sabe a diferença que é dela para as tinturas convencionais. Uso há quase um ano e não troco por nada.
    Seu post é super esclarecedor para quem quer iniciar o processo e as dicas servem até pra quem já utiliza. Adorei!!

    Beijinho
    Thay Andrade
    www.blogdathayandrade.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei o seu blog me ajudou mt agora tenho certeza que meu cabelo tem salvação!!

    ResponderExcluir
  19. Miga escreve um livro que vc é F*** kkkkkk
    Adorei seus relatos e como passei por um soap cap 'George R.R. Martin dos fios' há duas semanas me vi na sua saga!suahsuahsuahsuahs

    ResponderExcluir
  20. Estou interessada em tingir com henna,mas onde encontro em Manaus e qual é a melhor?

    ResponderExcluir
  21. Miga sua loca, vim parar aqui pra tentar decidir se fico ruiva de vez e ainda To na dúvida hehehe... Amei seu blog! Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi miga, adorei seu post! Li muita coisa já e seu jeito de escrever é sensacional! Parabéns, vou acompanhar seu site. Obrigada pelas dicas! =*

    ResponderExcluir
  23. Amei seu blog. Tb já judiei mto do cabelo. Já tive outras cores mas sempre volto p ruivo. Caguei na última e acabei escurecendo. Quero meu cobre de volta e vou testar soap cap. Aliás tb me chamo Suele. Resumo: me identifiquei c tudo kkkk. Ta de parabéns! BJ.

    ResponderExcluir
  24. Guria que pânico!!Tu é muito louca kkkkkkkk quase fica careca... Depois de tanta agressão tem que tratar por um bom tempo. Que volte ao normal. Amém

    ResponderExcluir

Respondo todos os comentários!
Mas por favor sem baixaria que disso já basta a autora.
Comentários com discurso de ódio serão ignorados. :*
Obrigada!

Página Anterior Próxima Página Início
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...