02 dezembro 2014

Como escolher sua primeira câmera

Quando eu decidi que queria comprar uma câmera, na hora de escolher fui besta. Fui muito besta! Por sorte deu tudo certo <3

Mas foi besta por quê, além do que tu já normalmente é, suele? Na época eu não entendia muito, confesso, então me guiei apenas por uma resenha. E nessa mesma época já acompanhava com afinco o blog da Bruna Vieira, então decidi por ele e comprei a câmera dela na época, que era a Nikon D5000; só que daí quando fui atrás de uma pra mim, vi que já tinha a D5100, e foi pra ela que eu fui!

Mas se fosse hoje e conhecendo o site que eu vou apresentar pra vocês nesse post, talvez eu tivesse feito diferente. Ou talvez não. A minha ainda continua sendo muito boa, bjas, mas eu podia ter escolhido uma bleh se tivesse olhado uma resenha diferente. Então sim, foi sorte.

Por isso, hoje vou apresentar pra vocês um site que tá entre os meus favoritos especialmente sempre que considero trocar de câmera; o snapsort!



Snapsort é um site (em inglês) que te ajuda comparando todas as informações técnicas das câmeras entre si, pra quando você estiver em dúvida entre uma e outra. Ele mostra as vantagens de cada uma, avalia qual a "vencedora" (baseada no numero de vantagens), e lista também todas essas vantagens e desvantagens de cada uma, pra você avaliar sozinho se quiser (afinal, se uma câmera vence somente por ter lcd articulável, sendo que você não faz questão disso, e a outra ter o preço menor, claro que é mais jogo ir na de preço menor, né?) Por isso é importante, o site escolhe a melhor em termos técnicos mas vai depender muito da sua necessidade dizer qual realmente você vai querer. Vem ver como funciona! (Ta em inglês, mas é facin facin)

Primeiramente você vai digitar nas caixinhas de texto ali no meio quais são as duas câmeras que você quer comparar. Pra esse exemplo, eu vou estar comparando a minha (que é a Nikon D5100) com uma Canon, que é a queridinha Rebel T5i. Quando começamos a digitar ele já mostra as opções.


E a vencedora é...
MY BABY



Ok chega.

Então, neste caso presente, a D5100 vence a Rebel T5i. (Daí o "winner" do lado da nikon, que quer dizer "vencedor" em inglês, só procês saberem) Mas muita calma nessa hora, antes de tomar qualquer decisão, como eu falei anteriormente, vamos analisar os prós e contras de cada uma que vieram listados junto com o resultado, é só rolar um pouco a página: 

Vantagens da Canon Rebel T5i (clica na imagem pra ampliar)

Ok, no primeiro campo o Snapsort te fala no que a Canon T5i é melhor do que a Nikon D5100, especificando cada um dos prós ali do lado direito. Traduzindo resumidamente, a canon tem touchscreen, mais pontos de foco do tipo cross-type (nem ideia do que é isso, dsclp sou leiga), resolução de tela melhor, faz as fotos com mais velocidade, tem resolução maior de fotos, melhor sensibilidade máxima a luz, viewfinder um pouco maior, e um pouco menos de lag/lentidão na hora de tirar a foto. Esses são os pontos altos da canon t5i em comparação com a nikon d5100.

Agora vamos ver os prós das Nikon d5100 (ou o porquê do snapsort ter escolhido ela)
Clica na imagem pra ampliar!

A D5100 tem bem menos ruído em níveis de ISO altos, melhor qualidade de imagem, melhor profundidade de cores, maior alcance dinâmico, sensor maior, bateria de melhor duração, menos lentidão pra iniciar, é menor, é bem mais barata, um pouco mais de lentes disponíveis, um pouco mais de pontos de foco, um pouco mais leve.

Então em termos de qualidade de fotografia, a D5100 é melhor do que a T5i, mas por pouca diferença. Se sua prioridade por exemplo é velocidade, a t5i mostrou ser mais rápida no click e ter melhor visibilidade no próprio lcd da câmera, pra você não perder muito tempo. Mas se sua prioridade são fotos noturnas, por exermplo², a d5100 mostrou ter bem menos ruído com ISO alto, além de mais profundidade de cor e maior sensor. Além de ser mais barata.

Vale lembrar ainda um detalhe muito chato mas que só quem tem sabe; as câmeras da nikon são baratas, mas suas lentes são caras. As câmeras da canon são caras, mas suas lentes são mais baratas do que as da nikon. I'm sorry, mas é verdade ;( então se você prioriza mesmo é ter uma coleção de lentes, pense repense e compare todas as câmeras que você tiver em mente pra chegar num resultado com menos chances de arrependimento!

Pra fechar o post, vou mostrar algumas fotos feitas com a minha Nikon D5100 just because.
(Lente 18-55mm 3.5)

(Lente 50mm 1.4)

(Lente 50mm 1.8)

E aí? Qual você vai escolher e por quê?

20 comentários:

  1. Estou esperando chegar o inicio do ano que vem para comprar minha câmera. Estou fazendo como você, olhando resenhas -haha. Essa sua câmera é ótima para fotos. Mas e para vídeos? Ela tem foco automático sem fazer aqueles barulhos? Xoxo' <3
    Não sou uma It | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é outra que ouvi por aí, que a Canon é melhor pra vídeos e a Nikon é melhor pra fotos; mas né, isso é MEGA relativo... A minha se dá bem em vídeos! Mas não tem auto-foco não :/

      Excluir
  2. Queria que tivesse um site assim, exatamente assim, para smartphones. Quando estava na dúvida de qual comprar, pesquisei MILHÕES de resenha no Youtube de X celular VS Y celular. Mas mesmo assim é complicado. Muito bom o site! E a câmera nem se fale hahahaha só sonhando com a minha. ♥

    www.saborabsinto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOSSA devia mesmo ter pra celulares! :o vamos fazer um e ficar ricas? HAUHAUAH

      Excluir
  3. Oie Su! Te sigo no face e percebi o quanto vc é engajada na causa animal, e isso me enche de orgulho, mas venho te convidar a conhecer mais um pouco do sofrimento que vacas, porcos e galinhas passam para que cheguem ao seu prato. É horrível, su! E vejo em você uma vegetariana em potencial, esses animais também precisam da nossa compaixão. Dá pra ter uma vida saudável e deliciosa sem precisar comer carne, juro! Sou vegetariana há dois anos e posso confirmar isso!! Faz muito bem fazer o bem, e eu tenho certeza que você pode vir a se tornar uma porta voz desse movimento. Animais são amigos, não comida!!
    Aqui tem alguns sites pra vc conhecer melhor:
    http://belezavegan.blogspot.com.br/p/blog-page_5.html

    http://www.sejavegano.com.br/ (nesse tem uns vídeos maravilhosos pra vc entender o quanto a indústria da carne é podre e cruel, é um holocausto diário com centenas de milhares de animais)

    Espero que você se sensibilize com a causa.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,
      confesso que já tentei seguir pelo caminho vegetariano antes, mas minha saúde é delicada e eu não tive o acompanhamento certo então deu tudo errado :~ me sensibilizo com a causa sim, apesar de tudo. :/

      Excluir
    2. A adaptação inicialmente pode parecer difícil, mas com um acompanhamento certinho eu tenho certeza que sua saúde será outra, melhora demais!! Não quero te pressionar, mas é que essa causa é urgente, os animais valem sim o nosso esforço diário e deixar de comê-los é além de um ato de amor, mas principalmente de respeito à vida e à individualidade deles. Lembre-se que sair da posição de explorador (no caso, nós humanos em relação aos animais) nunca é fácil, mas é assim que se floresce a compaixão.
      Espero que tudo dê certo =)
      Paz, amor e saúde a você, querida :*

      Excluir
  4. Nunca tinha ouvido falar, mas amei! Poxa, devia ter conhecido antes de comprar minha Canon. Hm, seria MARAVILHOSO ter um desse pra celular/smartphone! Ah, seria bom também pra vídeo-game, poooxa... Anyway, tem uma hora que li T3I, mas tu tava falando da T5I, não? Tô doida? Oo (quase duas da manhã, aí já viu...).
    Beijo, Min

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu que to doida HUAHUA errei mesmo, vou consertar obrigada <3
      já pensou pra video-game? Já falei ali em cima pra gente se juntar e fazer um pra celular, ia bombar e ficaríamos RYCAS

      Excluir
  5. MY BABY hahahahaha adorei <3 e não resisti, fui comprar a minha baby 60D com T5i, fiquei entre elas duas quando fui comprar mas acabei ficando com a 60 ♥ Mesmo ela perdendo, mommy loves her baby! Acho que na hora de comprar uma câmera 3 coisas devem ser levadas em consideração, o que você quer, o que é melhor e o que cabe no seu bolso hahaha não adianta comprar uma 5D MARKII e você ter o sonho de consumo de uma Nikon D5200 :B e o fator econômico conta muito né?
    Muito legal a dica do post, beijo Suuh!

    ResponderExcluir
  6. Eu achei genial essa página!! muito útil para quando for comprar a minha câmera!
    beijos!
    Impossível ser Normal

    ResponderExcluir
  7. Tia Su, depois de uns bons seis meses me decidindo (e juntando dinheiro, LOOOOOOOGICO), acabei de comprar a minha <3
    Foi a T5i que comprei, e um dos principais motivos foi a tela que gira 360 graus, e o autofoco que vai me ajudar com os vídeos (muitos planos pro blog no ano que vem). MULHER O QUE DIZER DESSE LAYOUT?
    Vou te esperar pra Fevereiro, se eu morrer antes disso sem um layout seu no meu blog minha vida terá sido em vão e infeliz, portanto, por favor, desenhe na minha sepultura (um comentário bizarro e desnecessário, mas só pra você saber que SUA ARTE É MUITO LINDA E PRECISA SER VISTA).
    enfimmmmmsss, beijos!
    C,
    www.caixa-a-a.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu to gravando sem auto-foco mesmo e as vezes fica uma merdinha mas VAMOS LEVANDO COM O QUE TEMOS NÉ <3

      Excluir
  8. Eu também não sabia nada de câmera quando comprei a minha e acabei escolhendo a T3i, na época era lançamento da Canon. A câmera ganhou meu coração e foi ela mesmo. Só acho que se soubesse mais, teria comprado outra. Adorei a dica, Su <3 Vou usar quando for trocar de câmera ♥

    Beijos
    Ahh, te indiquei em uma tag lá no blog! (Pensei que te avisando seria melhor, haha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a t3i é ótimaaaaaaaaaaaaaaaa não se arrependa jamais, e que bom que o site vai te ajudar <3
      vou já ver a tag HAUHAU obrigada jaquezinha

      Excluir
  9. E eu tô no dilema de qual câmera comprar. Ô indecisão. E esse seu post foi de utilidade publica. Vou espalhar aos quatro cantos do mundo hahaha
    Teu blog é maravilhoso Su (ó as intimidades haha), tá de parabéns. Tudo nele é incrível <3

    Beijos da Nada Neurotica

    ResponderExcluir
  10. Mds, eu tinha uma Nikon igual a sua, e ela era minha queridinha <3 as vezes me extressava por não ter foco automático, as vezes achava melhor. Relação de amor e ódio.
    Dai beleza, no curso de fotografia eu estava tirando fotos de detalhes, fui tirar fotos de uma joaninha, a câmera caiu de lente (50 mm) e a lente entrou na câmera. Pelo que pesquisei o concerto estava dando mais caro que uma nova e fim. Essa é a minha historia triste.
    Daaaaaai eu to presquisando bem para comprar outra câmera, então obrigada pelo post, já esta nos meus favoritos. Nunca mais comprar câmera sem esse site <3

    ResponderExcluir
  11. Oi su, como sempre você arrasa no que faz, parabéns por isso! !
    Seu post me ajudou bastante, já estou para comprar minha câmera mais sempre tinha aquela certa dúvida, acho que agora já decidi Hahahah
    www.deliriosdeumamaria.blogspot.com

    ResponderExcluir

Respondo todos os comentários!
Mas por favor sem baixaria que disso já basta a autora.
Comentários com discurso de ódio serão ignorados. :*
Obrigada!

Página Anterior Próxima Página Início
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...