17 setembro 2014

Sai de mim escova marroquina! - Truque pra passar pela transição

Eeeeee se arrependimento matasse, eu já tinha reencarnado como ruiva natural cacheada e não teria nem esse post hoje! Mas como to vivassa e na luta diária, vamos conversar sobre o meu processo de livramento de química capilar.
Determinada e pronta pra se jogar na transição

Vocês devem lembrar como foi sofrida a minha saga pra ficar ruiva (e pra quem não lembra ou não viu, prepare o coração e a caixa de lencinhos e clique aqui) e junto com ela pra reduzir o volume do cabelo e basicamente eliminar os cachos que Deus me deu. Oh well. Sou volúvel, ok? Foi legal ter cabelo de princesa (ondulado) durante esses anos, mas eu cansei. E decidi, vou começar a transição pra ter meus cachinhos de volta.


NÓS TEMOS O PODER

Vem comigo clicando no "Leia mais" porque tem bastante fotos!

Mas o que acontece na transição? Basicamente a transição se resume em tempo, paciência e paz de espírito até que seu cabelo natural cresça todo de novo, sem retocar a química nunca mais (ÓBVIO). Paz de espírito é preciso sim porque passar por esse período com a auto-estima intacta é uma batalha. Pra entender isso é só imaginar um cabelo liso com uns 10cm de raíz cacheados ao estilo miojo não cozido. É.



Pois nada temeremos porque existem dois métodos de aturar esse período;
  • Ou você fica fazendo chapinha na raiz pra igualar com o comprimento (com protetor térmico, viu?)
  • Ou você faz os truques desse post pra cachear a parte com química pra ela se igualar a raiz.
Dependendo da química que houver nos fios, a segunda opção pode ser maravilinda ou quase impossível. Como já sabem eu fiz marroquina sem formol, o que na realidade não alisou o cabelo, só reduziu o volume de uma forma poderosa que quase sumiu por completo com os cachos. Meu cabelo natural, sem tinta, sem marroquina, virgem virgem virgem tipo aquelas protagonistas de filme adolescente da sessão da tarde, era assim:

Ai que raiva, eu era magra

Ele era cacheadinho com cachinhos pequenos mesmo, e isso me irritava muuuuito porque na real eu não sabia o que uma boa fitagem (explico mais abaixo) faria nele. E esse visual "beijos to indo pra missa" me tirava do sério, mas não sabia na época que isso era só falta de cuidado e estilização :[ daí lá foi a apelona jogar química na cabeça.


Essa foto é de exatamente 1 ano atrás quando eu tinha acabado de retocar a marroquina bem de leve (tava com medo de ficar com o cabelo escorrido então pedi pra deixar até menos tempo. JÁ ERA MEU SUBCONSCIENTE ME FALANDO "PARA COM ESSAS QUÍMICA MENINA") e já tinha a química no cabelo fazia quase um ano, fiz na raiz e joguei um pouco só no comprimento. Tava cacheado sim! Mas nada comparado com ele com zero química, que é o que eu to tentando recuperar. Tá bonito? Tá sim! Mas só se a raiz estiver lisa, senão fica uma coisa muito desigual. E chega de alisar raiz gente, isso não é vida!

Então uns dois meses atrás decidi parar de retocar a marroquina e só pintar mesmo.
Mas como sobreviver o período de raiz miojo com comprimento lambido?

Fitagem
Descobri o que era fitagem por meio de uma vlogger, mas infelizmente isso já foi na época de dois meses atrás e eu não lembro quem era nem qual vídeo era :( mas tem váááários no youtube! Basicamente se trata de amassar o cabelo molhado com um creme ativador de cachos, pra ele secar na forma de cachinhos. E não é que funciona?!

Mas pelo que constatei ele só funciona em cabelos com pouca ou nenhuma química, como é meu caso. Azamiga da progressiva se quiserem igualar o comprimento com a raiz vão ter que usar aquelas borrachinhas noturnas pra enrolar os cabelo. :( E as que não tiverem paciência pra fazer isso sempre (eu sei que eu não teria), daí infelizmente vão ter que apelar pro famoso BC. :(

 BC (Big chop = Grande corte)
Como o nome já diz, o BC é simplesmente a eliminação de toda a parte com química do cabelo, deixando só a natural. Pelo que ouvi por experiências é uma coisa que liberta! Provavelmente é o que eu faria se fosse o caso da progressiva em mim. Ou não, porque me odeio de cabelo curto, mas sei lá né.

A Ana do blog Apenas Ana tem uma série de posts sobre a transição dela, onde ela fez o BC e pra variar ficou DIVA. Ela dá vááárias dicas pra quem também ta passando pelo processo, então vale o clique.

O que eu tenho feito
Pra não ter de apelar já para o BC, já que eu só tenho uns 4 dedos de cabelo marroquina-free, eu tenho feito uma fitagem violenta vidaloka todos os dias pra sair de casa. É cansativo? É, mas ó ajuda que é uma beleza!
Por quê tu não faz a joça do BC logo fia? Justamente pelo que eu falei acima, não sinto que combino com cabelo curto, sou da vibe merida de ser. E também porque dá pra dar um jeitinho aquian. Com a santa fitagem!

Atenção: Já falei lá em cima, mas vou reforçar pra depois alguém não ler tudo e ficar triste. A fitagem só funciona em cabelos ondulados, com pouca química ou já cacheados. Cabelos lisinhos dificilmente terão o resultado mostrado abaixo. (Nesse caso se joga no miracurl bonita!)

Pra fazer a fitagem é fácil demais, só é cansativo. Fiz umas fotos no dia que retoquei a raiz e fui fazer o Look de Neve do saião da Chicwish. Acompanhe:

1. Para nível de informação, vos mostro meu cabelo lavado, hidratado, desbotado e bonitin (não) mas sem fazer a fitagem, é com esse formato que ele fica quando ta seco. Miojo + lambido. Yep.
Bônus: minhas olheiras divynas


2. Ok, lavamos o cabelo e começamos o processo. Ao invés de secar meu cabelo esfregando na toalha loucamente (NÃO FAÇAM ISSO), apenas aperto com a mesma até sair o excesso de água (aperte, NÃO TORÇA) E feito isso uso um creme de minha preferência (pela minha experiência a marca do creme não importa muito) e envelopo as madeixas com ele. Eu tenho usado esse ativador de cachos da Yellow, que na verdade é um Leave-in (sempre opte por usar só o leave-in e largue mão do condicionador, isso não é vida e seu cabelo agradece).



3. Com o creme no cabelo (NÃO PRECISA ENSOPAR TAMBÉM, TA AMIGA?? Vai testando a quantidade e vê qual funciona melhor) eu dou uma dividida com os dedos mesmo em partes separadas dele por vez. Normalmente divido o cabelo em 4 pra isso. Melhor que esse jeito simplificado preguiçoso é fazer o mesmo processo mas em camadas (fazer o processo primeiro na camada de cabelo de baixo, depois na de cima), o que deixa o efeito ainda mais volumosinho, mas é trabaio demais pra fazer todo santo dia, então eu só faço isso pra looks ou pra eventos bjs não sou obrigada.) Ok, dividiu? Pego uma camisa véia de algodão (eu tenho duas que agora são só pra isso rssss) ou você pode usar papel-toalha (a natureza não curtiu essa opção) pra enxugar os cabelos amassando-os de baixo pra cima várias vezes. Essa parte de amassar é a alma do negócio, então não tenha medo de fazer quantas vezes for. E pronto, só esperar secar sem ficar mexendo toda hora que senão ele desmancha


O resultado dessa maracutaia você viu na primeira foto do post.
Agora é esperar eu ter pelo menos o comprimento encolhido (ou seja, seco) até os ombros, pra poder passar a tesoura na parte com química. Oremos!

Vamos fazer um comparativozinho só pra mostrar o efeito melhor:

Deus abençoe retoque de raiz e tonalizante conhaque do C. Kamura.

Eaí, que tal arriscar a fitagem pra ver como o seu cabelo se comporta? Dado o estado do meu, quando vi a técnica pela primeira vez, não achei que fosse funcionar. Mas ó, que lindeza!

Me contem suas experiências cacheadas pós-química, viu?
Afinal falar de cabelo NUNCA é demais, APENAS.


Esse post foi inteiramente escrito enquanto essa música maravilhoooohsa tocava nos fones da tia su:


NÃO DÁ PRA PARAR DE OUVIR ISSO ALGUÉM ME AJUDA SEND HELP

PS: Gente, estava eu faceira no instagram ontem e vejo que fui marcada numa foto, e vejam só que lindeza <3
A autora dessa lindeza é a Thaís do Le Petit Hibou, bora dar uma zoiada na página dela?

PS2: O blog agora tem seu primeiro parceiro oficial, a Surpreenda Store! Yaaaay e não podia ser melhor; uma loja de moda retrô <3 bora alimentar aquele monstrinho pin-up que temos dentro de nós? Só acessar a loja pelo banner aqui do lado na sidebar e ser feliz.


31 comentários:

  1. O meu cabelo original é cacheado (juro), não como o seu, um cacheado mais indefinido (franja indefinida - cachos bonitins - indefinido de novo - daí em diante).

    Aí fiz a bagaceira de alisar e tals, e tem mais de um ano que não aliso mais. Meeeesmo assim meu cabelo ainda não tá como antes.

    Mas eu gosto de chapinha, mas não gosto de alisar? Deu pra entender? rs
    Plano: deixar crescer até depois do ombro e usar ora cacheado, ora liso de novo.

    E você fica linda ruivinha-cacheadinha <3
    Bjo bjo
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cachos são uma coisa imprevisível né, mesmo que tu nasça com eles :|
      tu deve ficar linda de cachinhos oiwn
      E sim deu pra entender HAUHAUAH uma coisa de deixar ele voltar ao natural é que aí eu posso ter os cachos mas passar uma chapinha por um dia se tiver vontade de boas (e com o cabelo numa progressiva por exemplo, nao daria pra cachear :()
      nhawn obrigada pela visita Rê <3

      Excluir
  2. Suh, eu já tive sérios problemas como meu cabelo, mas meu pai nunca deixou que eu fizesse nada, pois dizia que um dia eu iria me arrepender e até hoje agradeço a ele por isso!! Eu amo meus cachos com todas as minhas forças, apesar de ele não ser muito cacheado na raiz (a raiz é lisa) e, aliás, adoro seu cabelo e a mini Su <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda um abração pro teu pai porque ele é um gênio!
      Obrigada sua linda <3

      Excluir
  3. yaaaaayyy, vou te contar um segredo! meu cabelo tbm é cacheado! ahahaha

    Não tão cacheado quanto o teu, ele é mais onduladinho, sabe?

    Gostei do post e fiquei até com vontade de testar a fitagem pra ver como meu cabelo fica. O que você acha?

    To apoiando você nessa nova fase, Merida! Beijo beijo

    www.jaquelinelima.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LIES
      Testa sim, deve ficar com um volumão lindo e fierce <3
      HAUHAUA obrigada pelo apoio Jaque :3 <3

      Excluir
  4. Ai que post amor <3 Vou te dizer que: nunca fiz quimica no meu cabelo, mas ODIAVA meus cachos. Como minha mãe não deixava eu fazer nada relacionado a "cabelo liso por mais de tres dias" não passei pela transição! Mas assisti muuuuito vídeo no youtube pra aprender a cuidar dos bebelos viu hahahha tem outro de tipo fitagem tambem, e dá muito certo! Você separa uma parte do cabelo, passa o creme e vai passar a mão entre os fios, sabe? Seu cabelo vai ficar em "fitinhas" mesmo hahahahha dai você coisa com a toalha, pra amassar. Fica lindo e ajuda muito a definir! Boa sorte com a saga #voltandoaoscachos e daqui a pouco tô Merida também hahahahah, beijos Su!
    http://amorecando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu queria ter visto videos como você pra aprender a cuidar! Eu fui muito inutil pra isso :( hahahaha mas talvez eu não precisaria passar por esse perrengue agora, argh.
      E siim isso das "fitinhas" foi o que eu expliquei (com outras palavras) lá em cima, pode ver que na primeira foto de cabelo molhado eu to fazendo as fitinhas :D
      Obrigada florzinha <3 muita merida na nossa vida

      Excluir
  5. Eu ri do fitagem violenta vidaloka.

    Meu deus, e quanto a segunda foto morena com cara de princesa mona Lisa? Amei.
    Seu cabelo cacheado ali está do jeito que eu sonhava que o meu fosse.
    Provavelmente essa paradinha ai seria o melhor para eu voltar aos cachos. Refleti e refleti e apesar de querer parar com a progressiva um dia, ainda não estou pronta, me lembrei o quanto eu chorava com meu cabelo mutante e preciso começar a tomar uns tarja preta antes.

    Faltou Açúcar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mona lisa magra lisa :'(
      Oh mana <3 importante é que tu se sinta bem com o teu cabelo, se não sente que ta pronta pra mudar pelo medo da mutação dos cachos, nem o faça. Tu é lindona de todo jeito

      Excluir
  6. Quando eu era mais nova, fazia fitagem e funcionava! Mas aí eu parti pra marroquina e hoje em dia, com toda a parte da marroquina fora - a única química que tem no meu cabelo é a tintura -, a fitagem não funciona mais. Não entendo o que aconteceu, mas devo estar usando produtos errados, sei lá. Haha. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser o excesso de tintura flor, se toda vez que você retoca a raiz você também puxa a tinta pro comprimento, com o tempo o cabelo fica tão carregando de química da tintura que ele vai alisando mesmo. Me explicaram isso e desde então eu só retoco SÓ a raiz preta mesmo, sem puxar, e pra igualar eu tonalizo :D usar henna ao invés de tinta pra pintar também é uma boa porque henna não desbota x*

      Excluir
  7. Oi, Su!!!

    Posso falar uma coisa? Não? Se lasque! Falo mesmo assim!
    Você fica linda sorrindo! :D Fecha a cara não...

    Vamos lá!
    Graziela tinha a cabeleira super-hiper-ultra-mega-big-master-blaster cacheado e compridão. Sim, amiga.. Tinha!
    Depois que casei resolvi cortar beeeeeem curto e hoje eu uso um pixie hair com franjão. E claro! Na base da progressiva.
    Mas não me arrependo, sabe? Sempre quis o cabelo curto, mas minha mãe nunca deixou. E como ele era bem rebelde, se eu cortasse sem alisar ia ficar igual a uma moita na minha cabeça! AAAAAHAHAHAHAHAHAHA (sério! já deixei uma vez deschapado antes de fazer a progressiva e ficou o Ó)

    Mas acho lindo quem assume os cachos e consegue manter! Sei que não é fácil e quem consegue deve se orgulhar! E parabéns pelas lindas madeixas ruivosas, quase tão lindas quanto as da Merida (um dia você chega lá! kkkk)

    Ah! Manda beijo pra minha filha, Natalie! Ela acha você linda, já até te chamou de Merida, credita? hahahahaah E disse que quer ter um cabelo do tamanho do seu (o cabelo dela é tão rebelde quanto o teu... e cacheado até não querer mais!) Ó! Tem que mandar mesmo, viu? Ela tem 07 anos, já sabe ler e eu vou mostrar pra ela! humpf!

    Beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto de mim sorrindo ;-; sou complexada kkkkkkkk
      Pixie hair é uma coisa LINDA e eu queria poder usar, mas não consigo me amar de cabelo curto, sériozão
      Pois é, a questão aqui é estar de bem consigo mesma; se pra isso você prefere ter cabelo liso, se joga mesmo na progressiva e tela azul da morte no pc de quem tentar dizer o contrário.
      Um beijo gigante cheio de purpurina pra sua filhota linda! Aposto que o cabelo dela deve ser tão lindão quanto ela <3 beijo suas lindas!

      Excluir
    2. Avê, fia!

      Pense num cabelo cacheadíssimo. Pensou? Multiplica pelo infinito e soma 1. Fez? É metade do cacheado da minha filha! u.u
      É tipo não tem como usar solto porque no banho seguinte a gente não consegue desembaraçar! Bem raro soltar as madeixas dela...

      Mas ela adora e agora que viu suas fotos tá buzinando aqui: MÃE! Faz a "fitinha" no meu cabelo pra eu ficar igual a Moça-Merida? (1o: ela entendeu FITINHA e não FITAGEM; 2o: ou você é a Moça-Merida ou é Tia-Merida! <3 )

      Agora, AGUENTA! kkkk

      Bjs

      Excluir
    3. HAHAEHAEHAEHAEH que amorzinha mds to infartando
      Faz a fitagem nela depois mostra como ficou!

      Excluir
  8. Acabei de conhecer o blog através do Surpreenda Store, e me deparei com esse blog super fofo ♥
    Eu estou passando por essa situação de transição, e não é fácil mesmo, eu já fiz o grande corte, mas meus cachos ainda não voltaram como antes, estou cuidando com muito carinho do meu cabelo, acredito que em breve eles voltam... bjuxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que legaaal! <3 Muito obrigada!
      Por quê a gente insiste em tacar química né? Força aí que seus cachos vão voltar melhores que antes :D

      Excluir
  9. Aiiii que amor esse post. Nossa, super me identifico. Meu cabelo é igual ao seu Su, e eu usava ele assim mesmo qndo não tinha feito nenhuma química. Igual a você, mal eu sabia o quanto uma fitagem poderia me deixar lindica. Mas finalmente depois de definitivas e mais definitivas, e muita chapinha na transição, voltei aos cachos. Hoje amo meus cachinhos e não vivo sem uma boa fitagem. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teu cabelo é LIIIINDOOOO Marcy, que bom que tu voltou pra ele <3 e viva a fitagem!

      Excluir
  10. Tu é muito comédia!! HHUEAEHUAHEUAHE
    Também tenho cabelo cacheado e não é nada fácil de manter, ano passado fiz uma química nele, mas no início desse ano fiz um corte nele, tipo um chanel desfiado ao contrário, que parece que a química não valeu de nada, o volume e os cachos estão aqui quase totalmente lindos hahaha
    Sou louca pra ficar ruiva, mas morena, não fica tão legal, tenho de tentar um tom mais pro vermelho, vinho.
    Seu cabelo tá lindo agora, ruivo e com volume *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já quero ver que corte foi esse :O e já quero pra miiiim
      e não vá nessa de que existe tom certo de ruivo pra cada tom de pele, isso é pura balela! Aposto que você ia ficar linda com um cobre bem lindão <3

      Excluir
  11. Meu cabelo é ondulado mas deixei ele super liso com química durante anos. Recentemente eu decidi deixá-lo crescer e voltar ao natural mas as vezes ele fica tão estranho...
    Enfim, acho que o importante é cuidar bem das madeixas e ter muuuita paciência *.*

    Beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita muita paciência meeeesmo, já tentou fazer a fitagem pra ver se seu cabelo aceita? Vai que?

      Excluir
  12. Oi, Su!
    Quando pequena, vivia de chapinha, porque meu cabelo é super volumoso, e eu odiava isso. Meus cachos mal conheciam uma hidratação, eu odiava cuidar deles... Claro que era um fuá, né? Cacheado, volumoso, e sem um pingo de cuidado!
    Aí resolvi alisar. Me senti muito dewa no primeiro mês, porque quando a raiz crescia um pouquinho... Ficava uma bosta. Resolvi parar de alisar e estou em transição há 1 ano e 5 meses, os cachitchos estão quaaaase no ombro (a parte da frente ainda tá pequena, mas a de trás nem tem mais química). Infelizmente vivo de chapinha, porque a química que passei, apesar de não ter formol, é forte pra caramba e nada disso adianta :( Adorei o post! :D
    Ah, eu fiz recentemente um vídeo DIY de Bigudins, que é o que uso pra cachear, a única coisa que dá resultado aqui! Experimenta fazer um dia, ia ficar linda! *-*
    Beijos!
    www.realezafeminina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também me senti diva quando alisei com a marroquina a primeira vez ;-; mas o encanto acaba rápido né? kkkkk
      eu vou super ver seu vídeo de bigudins *-----*

      Excluir
  13. AMEI a sua técnica, vou tentar pra ir a faculdade e depois conto!
    tô tentando evitar a escova por motivos de cabelo lambido também
    vibe Merida forever o/

    ResponderExcluir
  14. Cheguei nesse post muuuuuito por acaso e adorei! Foi super bem-vindo porque tou em transição. Vou procurar essas fitinhas noturnas que você falou no post, nunca ouvi falar nelas e talvez me ajude.
    Agora eu tou usando meu cabelo bem preso num coque, porque já tentei de tudo e a parte com progressiva, mesmo sem ter ficado de fato lisa, cacheia mas fica com aparência de amassado ¬¬' é uó! Chapinha só quando vou em algum evento importante, não tenho muita paciência.

    Espera aí, PARA TUDO QUE É SUPER JUNIOR O_O OMG

    ResponderExcluir
  15. Su, amei o post e o vídeo também. Super útil! Minha irmã tem cabelo cacheado e vai amar!
    Mas não pude deixar de reparar nos seus materiais pra desenho #viciadooooo
    Eu queria saber aonde você comprou aquele boneco de madeira e qual tablet é a sua, brushes, materiais digitais e não digitais. Resumo: O que você usa para desenhar~ilustrar, whatever U_u

    Obrigado e adoro seu trab. e seu blog!

    Flw

    ResponderExcluir
  16. Agora que vi que comentei no post errado ¬¬
    O comentário sobre o vídeo e fitagem era pra ser no primeiro post. É que acabei lendo esses dois e as abas se misturaram e aí já viu O;O

    ResponderExcluir

Respondo todos os comentários!
Mas por favor sem baixaria que disso já basta a autora.
Comentários com discurso de ódio serão ignorados. :*
Obrigada!

Página Anterior Próxima Página Início
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...