09 julho 2014

Selfies ilustradas e passo-a-passo

Outro dia tomei vergonha na cara e me desenhei, como já me prometida faz tempo. Primeiro fiz uma com traços mais puxados pro cartunesco (pouco realista em proporções) que acabou ficando amorzinho:
Pra quem não lembra do post de look do dia (foi o anterior galera, pelo amor) essa ilustração foi feita baseada nessa foto:



Agora, como podem ver foi um estilo diferente do que eu geralmente faço. (Pra começar tem um nariz de ser humano, TA?) e e acabei curtindo fazer então no dia seguinte já parti pra outra, dessa vez baseada na minha foto de perfil no facebook:

Essa.

Aproveitei e dessa vez fiz um passo-a-passo pra mostrar meu processo nesse tipo novo de ilustração. É o mesmo da primeira ali de cima, com a única diferença da base e do lineart.

(Lineart = Linhas do desenho, ou contorno, como acharem melhor)

Como o post vai ser grande agora e pra não pesar a página, cliquem no "continue lendo" abaixo pra ver a parada toda. 
Antes de começar penso que é preciso destacar uns pontos sobre não só essa ilustração, mas sobre todas que eu e outros profissionais fazemos:
É trabalhoso;
Demora. Bastante. Não tem outro jeito de ficar legal, senão com esforço;
Por isso ser um passo-a-passo do meu processo e não necessariamente um tutorial, não tem exatamente como ficar igual caso você tente fazer também. Mas o negócio é continuar tentando;
Esse é o MEU processo, você pode fazer de outra forma que achar melhor e não exatamente se ater ao meu se ele não der certo pra você. Tem outras mil formas de chegar num mesmo resultado e essa é a parte divertida da ilustração. :D

Comecei, obviamente, com o lineart. Usei um pincel redondo comum com a minha mesa digitalizadora da wacom.


Ja deixei o batom roxo porque isso não ia mudar depois, rá

Perceba que eu fiz o cabelo já em mechas (e já me adiantei numa mechinha lá na frente), porque no final é o que dá o efeito diferenciado de movimento.
Terminado o lineart geral, eu parto pra coisa que normalmente é a mais difícil em termos de linhas; a finalização do cabelo! *rains of castamere plays on a distance*


Isso levou umas boas 2 horas, mais ou menos. Não sirvo pra fazer passo-a-passo, juro, porque mal terminei de traçar os fios em cada mecha e já fui partindo pro brilho do cabelo. OK. I'M SORRY. Finjam que nessa etapa eu só fiz essas linhas grosseirinhas desse bolo de cabelo do lado inferior direito mesmo. Agora vamos dar um close pra entender como fazer o efeito de brilho só com linhas que eu dei naquela parte de cima. 


Aqui nesse zoom dá pra perceber a diferença entre as primeiras linhas das mechas e as menores. As menores obviamente foram feitas com um brush menor e começam nas extremidades da mecha, e terminam no meio, dando a sensação de brilho. Simples e efetivo!

 E, outra camada, com um brush redondo com dureza em 1px eu fiz poucas sombras só pra dar um pouco de volume na pele em alguns locais. Bem pouquinho mesmo, porque a intenção aqui não é gerar realismo porque eu sou UÓ com realismo então vamo que vamo


Sutileza é a chave

Começaremos a colorir agora UHUL

Sempre me perguntam como pegar o estilo aquarela numa ilustração digital. Não sei se o jeito que eu venho fazendo é o melhor, mas é o que eu curti fazer e o que aparentemente funciona pra mim, ENTÃO vamos lá.
Não tem muito segredo. O que eu fiz aqui foi "carimbar" pincéis no formato de mancha de aquarela até preencher a área que eu quero (e isso se faz melhor com o mouse do que com a caneta. E pensando bem deve dar pra fazer com textura também, eu só nunca tentei) numa camada abaixo do lineart, e pra tirar o excesso ou ajustar o que eu não gostei, eu uso a borracha com esse mesmo preset de aquarela.

Usei as brushes em três modos diferentes, normal, multiplicação e superexposição de cores. Apaguei o que era preciso com a borracha no mesmo preset da aquarela.
Fiz o mesmo na blusa dentro com um amarelo pastel, e depois partimos pras cores no cabelo. Em uma nova camada, joguei um laranja chapado mesmo, porque o lineart fininho das mechas já faz o efeito de volume e brilho que eu quero, pelo menos por enquanto.

A ilustração já podia ser considerada terminada nesse ponto. Tudo que tinha que estar aí, já está; PORÉM CONTUDO TODAVIA temos sempre o mundo maravilhoso das texturas pra dar aquele TCHAN final.
Nessa ilustração eu usei 2 texturas em imagem e 4 em brush.
Primeiro coloquei essa amarelada pra dar uma suavizada no verde do casaco, mas preferi não deixar o lineart do cabelo ser afetado então botei por baixo:


Alterei o modo de camada pra Luz indireta em 55% de opacidade, que resultou nisso aqui:


Mais textura pra dar uma avivada na cor:


Essa tem umas manchas de aquarela bem visíveis e que em certas partes do desenho podem dar um charme e em outras podem ser um saco; então algumas eu removi com a ferramenta de recuperação de manchas. Depois disso, alterei o modo de camada dessa textura pra Luz indireta em 77%, ficamos com essa joça:


Deu uma melhorada, mas algo ainda não agrada. A cor do lineart do cabelo ficou muito destacada por estar em cima de todas as outras. Então alterei as cores das linhas do cabelo pra um vermelho arroxeado, ficando assim:

Different much?

Além disso, desenhei uns fios soltos mais claros pra dar uma bagunçadinha:


Mais texturas e avivamento de cor! 
Nova camada, as usual. Usei um brush diferente de aquarela (mais fluído, não na forma de uma mancha como a anterior) pra jogar uns rosas em algumas partes do cabelo e um amarelo queimado pra dar algumas sombras na blusa e nas dobras do casaco.


Mudo a camada pro modo de Superexposição Linear em 20%. Faço outra, e jogo mais algumas brushes vermelhas e violetas;


E coloco essa em Luz indireta em 75%. Jogo mais umas corzinhas nas ~protuberâncias~ na pele;

 Eeeeeee terminamos!

Tempo total: 3:30 horas (marromenos)
Gostaram de saber meu processo de ilustração?
Desculpa se pareceu confuso mas como dito, não é um tutorial neah.

Bônus: Gif fofinho
To querendo usar essas ilustrações pra alguma coisa aqui no blog só não sei o quê. Quiçá pro novo layout que eu to me prometendo faz tempo e até hoje nada? MAYBE
Espero que tenham gostado. Vai vir mais um look do dia semana que vem, yay! <3

Faloras!


45 comentários:

  1. Seu trabalho é fantástico! Ainda quero ser ilustrada por ti <3

    ResponderExcluir
  2. MÁGICA! <3 Brinks, sei que é esforço e várias tentativas e técnicas acumuladas ao longo do tempo, parece mágica é pra mim que não sei de nada!! Foda, Suelen, quando crescer quero ser que nem você <3

    Strawberry Fields

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA na verdade você ta certa
      EU SOU UMA WINX

      ROAR

      Excluir
  3. Wow que lindo! Nem tenho o que falar, todas as estapas, tudinho, ficou sensacional! Você esbanja talento, parabéeeeeeeeeeens <3
    Vou indicar seu post no Todo Aleatório no meu blog, ok? u3u
    xx, likearocklikearoll.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou flor!
      Vou lá ver a indicação, obrigadaaa *-*

      Excluir
  4. Simplesmente arrasou no cabelo, ficou lindo *o*
    Esses brushes de aquarela são TUDO DE BOM haha
    Estou doida pra comprar um mesa digitalizadora, não aguento mais haha demoro muito fazendo tudo com o mouse.
    Parabéns, adorei esse novo estilo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você faz tudo que já faz com o mouse, vai virar bicha destruidora com uma mesa digitalizadora. Arrume uma logo ou faça uma vakinha que eu participo!

      Excluir
  5. Nossa que incrível. Quem me dera ter esse talento :) Parabéns.

    ♥ Blog Senhorita Laranjinha ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada e que cabelo liiindo meu Deus ME CONTA <3

      Excluir
  6. NOSSA SU ENTENDI TU DI NHO HEIN



    NOT REALLY

    But amei a ilustração então achei que seria válido falar aqui NÉAHN
    CONGRULATIONS

    Cafeína Aguda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU USEI TERMOS MEGA FÁCEIS
      obregada <3 sdds

      Excluir
  7. Ficou muito bonito, Su! Você deveria fazer mais ilustrações nesse estilo, porque tua pintura dá um mortal carpado (i mean positivamente) nelas! ♥ Amei :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff isso vindo de você eu que dei um mortal carpado aqui <3 <3 <3

      Excluir
  8. Não tem texturas, brushes, nada pra baixar? vc podia deixar o download pra esses pra gente tbm tentar fazer (mesmo q nao saia tao bonito qto o seu) e tbm os brushes q vc usou no mundo de jess, onde encontra esse tipo de brush. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não pude colocar porque do que eu usei, não tenho certeza o que foi comprado e o que foi baixado porque ta tudo sem nome/crédito (os nomes dos arquivos são 1, 2 ,3... fica dificil) acho que uma textura só é uma free stock que catei do google mesmo pesquisando "watercolor texture", o resto foi comprado e portanto eu não tenho como disponibilizar :( aquele brush do mundo de Jess foi um pack que eu comprei no site www.creativemarket.com mas tem vários parecidos lá no deviantart, basicamente você só precisa pesquisar "watercolor brush" ou "watercolor texture" que aparecem váááárias e muitas delas são de graça. :D
      Beijos senhor anônimo!

      Excluir
  9. Moça.. vou te falar, hein. Eu, mera desenhista de bonequinhos de palito, estou apenas boquiaberta. Ce jura que não passou um tempinho em Hogwarts? Pq é magia isso aí, na boa. Você devia estar rica fazendo seus desenhos em Paris, que coisa maravilhosa seus desenhos. Não sou muito de comentar, mas não resisti. SUUU ME DESENHA NO MEU CASAMENTO PFVRRR(tenho só 14 anos, mazok, a gente supera). Enfim, te desejo todo o sucesso do mundo, você merece todas as oportunidades boas dessa vida. Beijinhos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA
      NA VERDADE EU SOU DA LUFA-LUFA, SABE
      E me chama no teu casamento que eu faço um quadro gatão de presente pra ti e pro teu boy! Bjosmil

      Excluir
  10. Suelen, parabéns! Você tem muitíssimo talento, um talento nato. Admiro muito as pessoas que nascem com esse dom e mostram todo o processo afim de ajudar os iniciantes. E como eu sou uma pessoa que está querendo aprender um pouquinho que for desse mundo de ilustrações, tenho algumas dúvidas. Você utiliza o Ps ou o Ai? Eu não tenho mesa digitalizadora, então tem algum jeito mais "fácil" na hora de fazer os traços/linhas? Porque, inspirada por você, tentei fazer uma ilustração no PS, mas as linhas saíram um pouco tremidas... hahaha Suas ilustrações são lindas! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luanna <3
      eu uso os dois, mas o Ai mais pra trabalho, o Ps é o que eu uso normalmente. Pra fazer as linhas não tremidas mais facilmente você pode fazer no illustrador com o mouse mesmo, ou no photoshop usando a ferramenta da caneta. Qualquer outra dúvida não hesite em falar!
      obrigadão <3

      Excluir
  11. Minha nossa Suuu eu preciso fazer outra encomenda pra mim! Dessa vez com esse efeito/traço/cor. Awn ficou tão amorzinho! Já estou planejando minha próxima ilustração, hahaha me aguente (e aguarde) dona Suu!
    Nunca canso de dizer que você tem MUITO talento!

    Beijos, Caroline
    Aquela Princesa - www.putmerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA é nois!
      Mas eu to lotada até outubro :( will you wait for meh

      obrigada <3

      Excluir
  12. Uau!! Nossa!! Estou no momento pegando o meu queixo que caiu no chão haha.
    PARABÉNS ficaram incríveis *-*

    Beijos | @blogdanica
    http://nicoleregiane.blogspot.ca/

    ResponderExcluir
  13. que layout horrível polui meus olhos O_O

    ResponderExcluir
  14. MEEEEEEEEEEU! Você é muito zica, apenas. :')
    Ficou incrível e meu que demais quando adiciona as camadas de textura, a ilustração fica com uma cor linda. <3

    Besitos da tami
    www.lalonita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as texturas são a alma do finalizado hahahaha
      obrigada <3

      Excluir
  15. Que layout lindo, enche meus olhos de alegria!
    Deixa esse povo pra lá!
    Bjs

    @milav_ ( pois nao consigo me cadastrar em nenhuma as opçoes de comentarios)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse blogger safado! Não é a primeira vez que não deixam a galera cadastrar ç_ç i'm sorry
      obrigada <3

      Excluir
  16. oi :D
    amo suas ilustrações e amei esse post
    surgiu uma dúvida, pra pintar o cabelo como você faz? cria uma nova camada por baixo do contorno e vai pintando com um brush mesmo ou tem outra ~técnica~ ?
    eu sempre tenho a impressão que pinto meus cabelos da forma mais lenta possível aí queria saber como você faz

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os anônimos tão marcando presença hoje HUAHUA
      é exatamente assim como você falou, faço a camada abaixo do contorno e preencho normalmente. É lento mesmo :(

      Excluir
    2. omg e como é lento! hahaha
      obrigada por me responder <3

      Excluir
  17. Que incrível! Estou apaixonada pelo conteúdo do seu blog <3 mesmo não sabendo ilustrar li cada pedacinho super atenta e interessada haha!
    www.calabocaandy.com

    ResponderExcluir
  18. Caí no teu blog! hehe

    Achei lindo! Mas ó, como fã de desenhos mais cartunescos - e nem tanto do mais realistas-, achei a primeira muito cuti-cuti-mais-que-linda! Mas ambas ficariam lindonas num layout!

    Um beijo e sucesso,
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahuahauhauh a primeira ficou mais cartunesca mesmo!
      obrigada Rê, sua presença ilumina o blog <3 <3

      Excluir
  19. Caramba Suelen! Nem te vejo fazendo,mas só pelo que você escreve dá pra ver que é feliz com o que faz. Lindo! Espero que um dia possa ser ilustrada por você.
    Desculpa aê o comentário mimimi. hahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que lindo HAUHAUHA obrigada sua linda <3
      jamais se desculpe por comentários mimimis! até mimimis são amor <3

      Excluir
  20. Tá bem foda <3
    Textura é tudo mesmo, achei muito bom mesmo. Espero fazer algo assim que nem você - awn - haha
    Beeeijos | Pretty Things!

    ResponderExcluir
  21. Que maravilhoso esse passo a passo, fazia tempo que eu queria desvendar o mistério de como você fez esse desenho, eu morro de amores por ele, de tão lindo que ficou! Espero conseguir chegar em um resultado semelhante hihi. Obrigada por compartilhar <3

    ResponderExcluir
  22. Oi, Su! hahah
    A primeira coisa que pensei quando vi a primeira ilustra foi: Ela fez uma ilustração dela mesma no estilo Monalisa?? Sendo Monaruiva, monacacheada ou Monasu, eu amei! Adorei a postagem, e nunca deixarei de comentar o quanto eu amo suas ilustrinhas <3
    Beijinhos *3*
    Vic.
    www.coisasdavic.com

    ResponderExcluir

Respondo todos os comentários!
Mas por favor sem baixaria que disso já basta a autora.
Comentários com discurso de ódio serão ignorados. :*
Obrigada!

Página Anterior Próxima Página Início
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...