09 novembro 2013

Ferramentas de ilustração

SURPRESAAAAAAAAAAAAAAAAA OUTRO POST IÉIÉIÉÉÉÉÉÉ!!

 
Ninguém jamais ficou tão surpreso quanto esse panda vermelho
Sim isso é um panda, não to brincando

To querendo fazer esse post faz bastante tempo, mas como todo dia to namorando uma intuos no site da bestbuy, resolvi tirar um tempo de trabalho pra fazer HAHA!

Ah, guerreiros são aqueles que desenham no computador com o mouse ou pad (a superfície que substitui o mouse convencional em um notebook, nem sei o nome real, só chamo de pad HEHEHEHE). Esses são guerreiros. Durante muitos anos eu desenhei com o mouse/pad, no paint e no photoshop. Com o tempo você se acostuma, sério. E só pra começar bem o post com uma puta duma nostalgia, vou mostrar pra vocês meus desenhos de mouse e pad! <3

SENTIRAM? HM? (isso aí é uma transição de 2002 ---> 2005)
no caso essas são as não-mais-tão-famosas dolls, feitas inteiramente no paint. Era um vício maldito em meados de 2002 até 2005 mazomenos, cheguei a fazer mais de 1000 OQ só que como meu computador foi roubado ano passado ~~ isso aí é tudo que restou. :( snif.
 
Isso já eram chamados só de pixel art, do mais simples-imples-imples possível. Mas eu me divertia ok.
Como devem imaginar a mal encarada na ponta direita sou eu.

Mas tá, vamos voltar ao tópico principal e começar falando de Mesas digitalizadoras.

AVISO: Esse post chega a ser bem técnico então se você não entende bulhufas de desenho ou ilustração e vice-versa pode ficar meio perdido. Mas eu to aqui pra responder o que eu souber responder. <3
AVISO 2: Eu não sou nenhuma expert e só vou mostrar as mesas que eu conheço e recomendo, mas existem muitas outras!

Depois de anos amando o paint decidi finalmente migrar pro photoshop; Foi um saco no começo porque usar o mouse nele era bem mais chatinho. Foi aí que decidi investir na UAU mesa digitalizadora. A primeira foi uma Genius, lembram dela?


A Genius F509 foi meu xodó durante uns bons 3 a 4 anos. Foi só nesse final da vida que ela começou a dar defeito, quando passou a ser muito usada no meu novo emprego como Ilustradora na empresa que trabalho atualmente. É a mesa que eu costumo recomendar pra todo mundo por ser BBB; Boa bonita e barata!
Nesse link aqui você encontra um vendedor confiável no mercado livre que vende ela pela bagatela de $ 189,00 :3 ela é ligeiramente pequena, mas EU creio que o tamanho da mesa não influencia tanto no manuseio dela. Pelo menos comigo. Por isso nunca fiz questão de comprar os tamanhos maiores/mais caros.

Algumas especificações da Genius F509:









- Suporte de interface: USB 
- Suporte do sistema: Windows Vista/XP/2000 e Macintosh com OS X 10.2.8+ 
- Área ativa: 8.75 x 5.25
- Resolução: 2.000 dpi 
- Pressão da caneta: 1.024 níveis 
- Altura de leitura: Máx 10 mm 
- Teclas Macro: 26 
- Requisitos de Sistema: Compatível ou superior Windows Vista/XP/2000 Macintosh com OS X 10.2.8 ou posterior Porta USB disponível Unidade de CD/DVD-ROM para instalação do software.







Como podem ver ela é bem basicona, quebra um galho danado e faz o que promete. O único porém pra mim: A caneta dela leva pilha. :B

Outra mesa no mesmo naipe mas de uma marca mais ~famosa~ é a bamboo connect da wacom. É bem parecida com a que eu uso no trabalho, mas o modelo é levemente diferente pouca coisa.

Algumas especificações da Wacom Bamboo Connect CTL470L (pequena):


  • Modelo: CTL470L
  • 1024 níveis de sensibilidade à pressão
  • Caneta ergonômica sem bateria com dois botões personalizáveis
  • Suporte para caneta anexado de tecido para segurar convenientemente a caneta
  • Tablet de design ambidestro
  • Superfície de trabalho texturizada para uma sensação de caneta no papel
  • Tutorial interativo que o ajuda a usufruir ao máximo sua Bamboo
  • Conexão USB fácil com cabo destacável.
  • Pacote de software contendo o Autodesk® SketchBook® Express



Como podem ver, ela tem um certo diferencial da Genius. É um pouco mais cara, na faixa dos $ 280,00, mas vale MUITO o preço. Clica aqui pra ver um vendedor confiável dela. Tem mais informações dela nesse link também.

Recentemente a Wacom lançou um novo modelo da sua linha profissional Intuos, bem parecida com a Bamboo em termos de qualidade pelo que eu tenho lido, com o diferencial da resolução que é bem melhor, mas com um preço beeeeeeeeeeem mais em conta (em comparação com as outras Intuos, vou falar delas mais abaixo).

Algumas especificações da Wacom Intuos Pen Ctl480l (pequena):


  • Modelo: CTL480L
  • Área ativa para caneta: 15,2 x 9,5 cm
  • Dimensões da Mesa Digitalizadora (CxLxA): 21 x 17,8 x 1 cm
  • Níveis de sensibilidade à pressão: 1024
  • Resolução: 2540 dpi
  • Software gratuito para download incluido: Autodesk SketchBook Express, ArtRage 3 Studio
  • Tablet de design ambidestro
  • Anéis de identificação de cores e marcas
  • Cor: prata e preta


Sentiram? HAHAHA ela pode ser comprada com um vendedor confiável nesse link pela bagatela de $ 269,00. Tem mais informações dela nele também.

Tem ainda a versão touch dela (ou seja, pode usar a caneta E os dedinhos. <3) pelo valor de $ 399,00 nesse link aqui. 

Agora vamos falar da Intuos5.
A Intuos é a linha ~pro~ da Wacom, direcionada pros profissionais de design/pintura/ilustração/etc. O maior diferencial dela pras citadas acima, a meu ver, são os botões de atalho na lateral que facilitam a vida em milhões de anos luz, e o fato de a canetinha dela ter uma borrachinha na ponta. <3 NÃO DE VERDADE NÉ GENTE mas uma pontinha macia que é configurada pra servir de borracha* na tela. AMOR OU AMOR?

*Nos sites americanos toda intuos5 vem com essa borrachinha, mas nos links brasileiros NENHUM eu vi essa especificação. Fiquem ligados.

Algumas especificações da Wacom Intuos5 (pequena):



  • Área ativa: 157mm x 98mm
  • Compatibilidade: Mac e PC
  • Conexão: USB ou RF sem fio (kit de acessórios sem fio vendidos separadamente)
  • Express keys: 6
  • Multi-touch: Sim
  • Níveis de pressão: 2048
  • Resolução: 5080 dpi






Tem gente vendendo ela por aqui mas eu não sei se confio muuuuuito, então aconselho, caso queira investir, que compre no próprio site da wacom Brasil nesse link, onde a pequena tá R$899,00. Tem mais informações dela nele também.

Agora vamos falar da linha mais super poderosa da Wacom, a Cintiq. Por quê? Apenas porque ela não é simplesmente uma mesa, é uma tela gigante pra se desenhar direto nela. SENTIRAM? Ela é conectada no seu computador mas você desenha somente nela. Grande, belíssima, com níveis de pressão incríveis e foco total e inteiramente pra arte. Se você não está pronto pra investir menos de $5.000,00 pilas numa mesa, nem siga adiante que é pra não chorar. ç_ç PAPO vem chorar comigo!

Algumas especificações da Wacom Cintiq 13HD:


Tamanho: 375 x 248 x 14mm
Tamanho de tela: 33.8cm
Máximo de cores exibidas: 16.7 milhões (SENTIRAM?????)
Touch: Não
Níveis de pressão: 2048
Borracha na ponta: Sim
Resolução: 5080 dpi
Express keys: 4, customizáveis
Suporte ergonômico: Sim, 3 ângulos e retirável
Essa fofinha ta custando $ 5.333,00 na Wacom store e você pode acessar o link dela aqui. E olha que é a menor cintiq hein. 

A maior, que é a megaputaqueparível Cintiq 24HD touch, tá custando, na Wacom Store, $ 15,555,00. É, quinze mil. Só issozzzzz...
Mas também, olha o tamanho da bichinha. Fora que ela é touch! Assistam o vídeo abaixo, é tudibom. <3


Agora, vamos falar da mesa que é a razão de eu ter pedido meu sono faz algumas semanas.
Vocês não estão entendendo o quanto a Wacom é bandida. Eu, desejando uma Cintiq, pesquisando mais a fundo foi só quando descobri que ela não funciona sozinha, só conectada ao computador, virando um tipo de monitor touch super incrível. Sendo que de início eu imaginei que ela fosse tipo um tablet mesmo, to num lugar, to afim de desenhar, ligo ela e bum desenho. Mas não. :T

Aí como quem lê mentes, a Wacom vai e resolve fazer uma cintiq que funciona em qualquer lugar, sem computador. Ir a merda você não quer, né, Wacom?

Eu no escritório da Wacom.

Algumas especificações da Wacom Cintiq Companion:

Tamanho: 13.3 polegadas
Resolução: Full HD 1920x1080

Multi-Touch: Sim

Níveis de pressão: 2048, tanto a caneta como a borracha

Express Keys: Sim

Suporte ergonômico ajustável

Compatibilidade: Windows 8

Processador: Intel i7
Storage: 256 ou 512 gb SSD
Cores máximas disponíveis: 16,7 milhões

Gráficos: Intel HD Graphics 4000

Espaço Micro SD: Sim

RAM: 8GB


Devastada

Ela não tá a venda no Brasil ainda, tá novinha em folha. Mas a de 512gb ta custando $ 2.499,00 dólares, algo em torno de $ 7.000,00 reais mazomeno e você pode ver o link de compra aqui, direto no site da Wacom americana.

Bom acabaram as mesas (mentira, existe um monte, mas acabaram as que eu queria falar no post HEHEHE) agora vamos pra uma coisinha mais light e mais rentável, um brinquedinho da wacom muito lindo chamado Inkling <3 essa é pra você que se aventura montes desenhando no papel, mas não tem paciencia de ficar escaneando os desenhos e passando pro computador. Seus problemas acabaram!

A Inkling é nada mais, nada menos, que um dispositivo (tipo um grampo) que você posiciona no topo de uma folha qualquer de papel... E desenha com a caneta própria dela nessa folha... E o "grampo" escaneia seu desenho em tempo real em forma de vetor ou bitmap direto pro cartão SD. Mágica? Não. TECHNOLOGY

Especificações da Inkling:

Transfere tanto pra vetor como pra bitmap

Tempo de bateria: 15 horas, recarregável

Níveis de pressão 1024

Tamanho da memória: 2gb

Muito danadinha Wacom! A inkling tá custando $ 555,00 pilas no site oficial da Wacom (aqui), mas você encontra um pouco mais barato no mercado livre. Fora que nos States ela tá custando só $ 99,00 dólares. Te odeio pra sempre dilma.
Não entendeu direito como funciona? O vídeo a seguir esclarece e te faz babar pra ter uma:


Bom galera acho que por hora, é só isso. Lembrem-se, pesquisem muito antes de pensar em investir em algo assim tão profissa, mas se é pro seu crescimento como profissional, vale a pena.

Confiram os links e verifiquem os outros produtos da Wacom e da Genius também que eles devem ter o produto perfeito pra você. <3 Eu pessoalmente vou investir numa Intuos5 enquanto não fico podre de rica pra ir atrás de uma cintiq. snif

Me despeço.

PS: DEZEMBRO VEM LOGO SEU LINDO
my body is ready for you


16 comentários:

  1. Só não vou aproveitar suas dicas e comprar uma porque: meu caderno de desenho sabe o quanto eu demoro pra conseguir desenhar algo bom, tenho que praticar mias

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
  2. Su! Me deixou louca com esse post, eu tenho uma genius tbm, só que a minha é da versão mais nova e é bem legal. Menina que show o que vc fazia com o mouse! Agora falando de ilustradora para ilustradora (quase hahaha ainda não mostro meus trabalhos para todos), eu quero muito aquela inkling da wacom!!!!!!!!!!! Morri de tanta perfeição! Beijos e obrigado!
    Maih Ferreira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi a mais nova :OOOO
      mana aproveita que a inkling até que tá num preço amigo por aqui mesmo, pelo mercado livre ou pelo site da wacom mesmo <3 ahaza

      Excluir
  3. Amei Suu, ce parece que lê mentes que nem a Wacon! Vô te contar que ontem msm eu tava pensando qual mesa valia o investimento pra quem nunca fez ilustrações/afins! Acho que comprarei essa Genius :P

    Thanks chuchu! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaaehahae que bom que o post te ajudou Carol
      Boto fé na genius :D

      Excluir
  4. Queria ter nascido ryca! To babando no Inkling :/ Adoreeeei o post suh!

    www.queridosdevaneios.com

    ResponderExcluir
  5. Ixe, que chique. Seus desenhos são lindos, continue assim que você vai longe

    pequena-priincesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Pireeeei nas especificações da Wacom Cintiq Companion. Deve ser uma coisa suprema maior desenhar nessa mesa. Você merece uma dessa Suu, só acho. HUASHUAHS'

    BeeijOs

    ResponderExcluir
  7. mew Deus! não sabia da existencia dessa inkling!! #euquero!! rs tenho uma wacon 470 e confesso que demorei muito a acostumar a desenhar nela, no inicio pensei que tinha colocado dinheiro fora (ah papel é mais fácil...) eu pensava, mas agora gosto bastante e amei saber dessas outras, que sonho a Cintiq ♥

    ResponderExcluir
  8. Eu uso a Wacom Intuos Pen CtH480 (pequena). Ela realmente é uma das mais baratas. Adoro ilustrar também, mas como sou amadora, acho que essa wacon esta de bom tamanho pra mim :)
    Adorei o blog, voltarei mais vezes! Já estou seguindo e curtindo! beijos
    www.coresdodia.com

    ResponderExcluir
  9. Delícia de post cara :º, (revivendo ele deboas) .Comprei uma Intuos CTL480L e não sabia que ela vinha com os Software gratuito tipo o SkechBook e o ArtRage3 Studio (esse é meio méh, porcausa daquele menu e a seleção de cores e do brush que toma a TELA TODA, fora isso é bom... no Mac), acho que foi uma boa idéia procurar sobre "mesa gráfica durante a chuva" (pois achei o blog ;D), fiquei com medo, já que no manual dizia pra não usar durante tempestades e trovoadas (momento "Vish..."), ai ela podia parar de pegar do nada (trovão:"buumm". Eu: "Wtf? WTF?"), ou explodir do nada ("pq fumaça?wtf? *explode*) ._. , então ter que desligar ela durante toda chuvinha de cada dia é ruim cara, então estava em busca de relatos de como ela funciona em tempestades... sua genius já deu problema ? e_e

    Uma coisa.. fiquei bolado que ela não funfava no Windows XP, tive que dar mais um boot no pc pra instalar o Win7 (Lose7 hue, zueira '-' ), não gosto muito dele já que o pc fica mais rápido no Xp e o processador não aguenta 64bits, se é que vc me entende ;-; mas dá pra desenhar tranquilo.

    Mais uma coisa.. A wacom é bandidona mesmo '-', eu estava pronto pra baixar os software feliz, e enquanto ainda estava baixando o ArtRage3 faltou luz :@, e quando fui baixar d'novo, eu li isso:
    "São apresentados abaixo os confirmou as seleções de software para download. Por favor selecione "Download" do software que você deseja baixar. Observe que você terá um MÁXIMO de 2 TENTATIVAS para fazer o DOWNLOAD."
    Isso é do mal cara, meu HD 'ta dando uns problemas de funcionamento e a qualquer momento para de funfa, e eu nem to com pendrive confiável esses dias, vou ter que usar meu micro SD :/.

    Obs: Os erros ortográficos na primeira citação de baixo pra cima são do pessoal da Wacom, eu apenas spamei o Caps Lock :3.

    ResponderExcluir

Respondo todos os comentários!
Mas por favor sem baixaria que disso já basta a autora.
Comentários com discurso de ódio serão ignorados. :*
Obrigada!

Página Anterior Próxima Página Início
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...